sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Capítulo 03: Dama de Aço







CENA 01.LITORAL DE SÃO PAULO. SOBRADO DE NICIA.QUARTO INT. DIA






Continuação Imediata do capítulo anterior:


Nicia levanta-se da cama, abre seu guarda-roupa que pega a parede inteira:


Nicia- (mexendo em algo) Quanto for preciso para por o plano em ação, eu pago!


Pedro- (indo até ela) Mas você sabe que não tem necessidade, aliás é uma grana extra que vai entrar quando vendermos os orgãos!






CENA 02.INTERIOR DO PIAUI. CASA DE MARIA. COZINHA INT. DIA


Jorge está parado no batente da cozinha e todos os filhos estão olhando assustados. Maria finge está calma:


Jorge- (gritando) Anda! Responde o que eu perguntei! Que foi? O gato comeu a lingua de vocês?


Michel- Não comeu nada! A única coisa que o gato comeu aqui foi o seu...


Maria Clara- (interrompendo) Michel! Cala a boca! Não responda seu pai!


Laercio- (afrontando) Para de defender esse muleque, Maria! Deixa ele responder! Porque a hora que ele me responder eu enfio a mão na cara desse imbecil!


Michel- (peitando o pai) Imbecil é você que bate em mulher!


Laercio- (dá um tapa na cara de Michel) Cala a boca, seu porra!


Michel- (pula em cima de Jorge, dando socos) Nunca mais me bata!


Maria Clara- (nervosa) Pelo amor de Deus! Parem com essa briga! Pelo amor de Nossa Senhora! Ajudem a separar seu irmão!


Todos os filhos homens tiram Michel de cima de Jorge, que está com a boca sangrando:


Jorge- (limpando a boca) Você tirou sangue de mim! Você não deve ser meu filho! Você é muito diferente dos outro!


Maria Clara- (passando gelo no olho de Michel) Não diga isso do seu filho! Você sabe que só me deitei com você!


Jorge- É o que você e sua querida mãe dizem! Mas quando iamos nos casar você foi dormir com o Laercio! Sabe-se lá o que aconteceu! Pega gelo pra mim, mulher! Crianças vão brincar! Quero ficar a sois com a mãe de vocês!


Maria faz sinal, discretamente para os filhos obedecerem. Ela dá o gelo na mão de Michel e manda ele sair. Jorge limpa a boca e Maria tira as roscas do forno.


Jorge- (enconxando Maria por trás) Estava doido para dá no coro com você! Venha, mulher! Me satisfaça!


Maria Clara- (resistindo) Jorge, eu estou com dor de cabeça!


Jorge empurra ela em cima da pia, rasga seu vestido e os paitos de Maria ficam a mostra, ele tira o cinto e abaixa a calça:


Jorge- (beijando-a forçadamente) Cala a boca! Você é minha! Tem que me satisfazer!


Jorgem a estupra...


CENA 03.INTERIOR DO PIAUI. IMAGENS PANORAMICAS. DIA/ NOITE


sonoplastia: Mulher- Erasmo Carlos


Vemos várias imagens do estado do Piauí, vamos a cidade de Terezina, bem movimentada, com varios carros dá época passando.


Está escurecendo rapidamente e um relogio da catedral começa a girar rapidamente até dá 20:00hs


Voltamos para a fachada da casa de Maria Clara. A musica vai diminuindo vagarosamente.






CENA 04.INTERIOR DO PIAUI. CASA DE MARIA. COZINHA INT. NOITE


Todos os filhos de Maria Clara estão em volta da mesa jantando. Jorge está sentado na cabiceira da mesa. Maria está dando janta para as suas duas filhas menores.


Jorge- (com a boca cheia) Daqui uma semana vamos para São Paulo!


Maria Clara- (surpresa) Mas nós vamos viajar? E a escola das crianças? Vamos fazer o que em São Paulo?


Jorge- Vamos morar lá! Já vi uma casa, está tudo pronto, o corretor só está mexendo com as paleladas!


Maria Clara- Mas Jorge! Você não pode fazer isso! E minha mãe?


Jorge- Eu já tinha pensado na velha! Já que ela está pra lá de baguidá, a gente leva o encosto! Vai morrer mesmo!


Maria Clara- Mas e a nossa vida? Vamos para um local desconhecido?


Jorge- Cala a boca, mulher! Você fala de mais!


Todos os filhos estão olhando desconfiados para os pais. Michel bate na mesa:


Michel- (com raiva) Eu não acredito que você vai ser tão egoista a ponto de nos levar embora! Nos deixando a deriva!


Jorge- (gritando) Cala a boca! Eu faço o que eu quero dentro dessa casa! Quem manda sou eu! Eu que pago suas contas! Você deve tudo a mim! Até a sua vida mixuruca!


Maria Clara- Michel! cale a boca! Não retruque!


Jorge- (levanta-se da mesa, pega Michel pelo braço) Vamos! Você vai ficar uma semana dentro do quarto!


CENA 05.INTERIOR DO PIAUI. CASA DE MARIA. QUARTO DAS CRIANÇAS. INT. NOITE


Jorge está puxando Michel pelo braço, com toda violencia. Maria Clara está atrás:


Michel- (tentando se soltar) Me solta, seu bruto! Me solta!


Maria Clara- (tirando Jorge de Michel) Para Jorge! Por favor! Deixa o menino!


Jorge- (tirando a cinta da calça) Se você não dá educação para seus filhos, eu vou dar! Ele vai ter o que merece!


Jorge começa a dar cintadas em Michel que está caido em cima da cama, tentando se defender.


Maria Clara puxa a cinta da mão de Jorge e joga pela janela:


Jorge- (pegando no pescoço de Maria) Por que você fez isso, sua rapariga?! Não deveria ter se metido nessa briga!


Maria está sufocada entre a parede. Jorge com cara de odio, aperta cada vez mais. Michel sobe nas costas de Jorge, aperta seu nariz e dá uma mordida no ombro.


Jorge- (soltando Maria e jogando Michel na cama) Seu idiota! Você me mordeu! (Fecha a mão para dar um soco em Michel) Você vai aprender!


Maria Clara- (entra na frente) Você não vai bater nele! Se encostar um dedo em meu filho eu te mato quando estiver dormindo!


Jorge arregala o olho e recua:


Jorge- Você não é doida


Maria Clara- (gritando) Experimenta fazer qualquer coisa com eles! Eu aguento tudo de você, mas encostar em minhas preciosiddaades, não! Isso é de mais!


Jorge- (com raiva, mas sem resistir) Eu vou jantar!


Assim que Jorge sai, Maria senta-se ao lado do filho:


Maria Clara- (acariciando Michel) Filho, eu agradeço por você me defender, mas não faça mais isso! Sei que é dificil ver ele fazendo tudo isso comigo e não hajir, mas não quero que você se machuque por minha causa! Eu não aguentaria saber que meu filho está machucado por minha causa!


Michel- Isso é impossivel de cumprir! Nunca vou deixar ele te maltratar!


Maria Clara- (calmamente) Um dia isso passa! Tudo passa na vida, não será isso que não passará! É só questão de tempo! Hoje ele está por cima, amanhã ele envelhece e eu estarei lá para ajuda-lo e você também, porque apesar de tudo ele é seu pai! Agora vai dormir, amanhã você tem aula!


Maria Clara cobre Michel e sai do quarto, fechando a porta.


CENA 06.INTERIOR DO PIAUI. CASA DE MARIA.SALA . INT. NOITE


Maria desce as escadas do sobrado e vê todos os seus filhos sentados no sofá olhando para ela assustados:


Maria Clara- Vamos dormir! Amanhã vocês tem aula!


Audrin- (com um olhar de piedade) Mãe, nós vamos nos mudar para São Paulo?


Andrei- Eu não quero ir pra São Paulo!


Maria Clara- Vai ser legal! Vocês vão ver! (rindo) Agora! Subindo! Um... dois... um... dois...


CENA 07.INTERIOR DO PIAUI. IMAGENS PANORAMICAS. PASSAGEM DE UMA SEMANA


Sonoplastia: Mulher- Erasmo Carlos


Acontece uma pequena passagem de tempo de uma semana. Vemos alguns pontos das cidades do nordeste: Praias, Padre Cicero, Lençol Maranhece, Salvador, Petrolina, Natal... Até que volta para a cidade ficticia de Rodeado no Piauí.


CENA 08.INTERIOR DO PIAUI. AEROPORTO. INT. DIA


Vemos um grande Aeropoto do alto. Aviões estão estacionados e outros dando partida:


Jorge- (ouvimos apenas a voz no meio das pessoas) Vamos logo! O avião já vai sair!


A camera aproxima-se vagarosamente deles. Vemos Maria Clara carregando Sara no colo e os outros filhos estão agarrados a na barra do vestido, um pouco a frente, vemos Zumira com todas as malas e mais a frente, Jorge andando todo elegante, sem segurar ou ajudar em nada.


Eles estão indo em direção a um enorme avião que está esperando passageiros. Uma enorme fila para entrar nele, está formada.


Sergio- (cansado) Ai que demora, mãe!


Maria Clara- Calma, filho! Já vamos entrar no avião, ai você pode descançar!


Jorge e sua família entram no avião e acomodam-se nas primeiras cadeiras da classe B. Jorge vai para classe A.


CENA 09.AEROPORTO DE SÃO PAULO. BANHEIRO DOS FUNCIONÁRIOS. INT. DIA


Vemos um banherio grande com algumas repartições e armários, indicando que é o banheiro dos funcionários.


Marcio está dentro de uma das repartições. Ele está de costas para camera, colocando uma farda de policial.


Nicia está do lado de fora, se maquiando no espelho:


Nicia- O combinado é esse! Você pega a fedelha e leva para o helicopetro, estarei esperando lá!


Marcio- Pode deixar! Adoro sequestrar crianças! É muito fácil! Não demorará um minuto! Mas como saberemos que eles já chegaram?


Nicia- (passando baton) O Jorge me disse que iria pegar o avião das três da tarde, daqui a uma hora ele chega!


CENA 10.AEROPORTO DE SÃO PAULO. INT. DIA


Maria Clara e sua família estão andando pelo aeroporto de São Paulo do mesmo jeito que estavam no aeroporto do Piauí. Jorge sempre na frente deles.


Jorge- (parando perto de um banco) Esperem aqui! Vou pegar um taxi!


Maria senta-se e tira Sara do colo, Zumira senta-se ao seu lado:


Zumira- Filha, ele te falou para onde iremos?


Maria Clara- Mamãe, a senhora já viu alguma vez Jorge me dizer o que vai fazer?


Zumira- Não...


Maria Clara- Então!


Os filhos estão brincando em volta do banco que Maria e sua mãe estão sentadas.


Um pouco mais longe, vemos Marcio com roupa de policial. Pedro está perto dele vendendo balões e doces.


Sara olha para os doces e Pedro a chama com um sinal. A menina ingênua vai até a mesa improvisada:


Sara- (apontando- falando com voz de criança) Eu Quero aquele docinho!


Pedro- (pegando uma bala. Marcio se aproxima) O tio vai dar, mas antes você tem que ir com o titio Marcio pegar um maior!


Sara- (ingênua) Verdade!?


Marcio- ( pega ela no colo e sai andando para o aeroporto de helicopetro) Está aqui bebê!





Maria Clara que está sentada no banco, olha para um lado e para o outro:


Maria Clara- (levantando assustada) Cadê a Sara?


Andrei- (apontando) Ela correu pra lá! E sumio, a gente achou que ela tinha ido ver o papai que está vindo bem ali!


Jorge- (sorrindo) Vamos logo, que o taxi está esperando!


Maria Clara- (com a mão na cabeça, gritando) A Sara sumiu! Eu quero minha filha!






CLOSE NO ROSTO DE MARIA CLARA. EFEITO FINAL. CONGELA EM MARIA CLARA COM A MÃO NA CABEÇA DESESPERADA...





FIM DO CAPÍTULO


Os créditos sobem ao som de:









Meu Rio- Maria Gadu

Nenhum comentário:

Postar um comentário