segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Capítulo 01 : Dama de Aço


CENA 01. RUA. CIDADE DE TEREZINA. EXT. DIA

Sonoplastia: Maria, Maria- Elis Regina. Mostra-se pessoas andando na rua sem compromisso. Uma cidade bem urbana como Terezia, sempre com pessoas a caminhar. Comércios e a tecnologia mostra que estamos no ano de 2013. Acontece um retrocesso com a camera e o vamos voltando no tempo até chegar nos anos 50. Onde homens andam de chapéu e palitó e mulheres andam de vestidos ou saias compridas.

Essa cena terá um narrador, que será o Miguel Falabella:

Narrador - No Brasil há varias Marias, umas pobres, outras ricas, umas velhas outras novas. Marias batalhadoras, Marias sem compromisso, Marias exageradas, Marias Brasileiras. Nesta novela acompanharemos a trajetória de Maria Clara uma mulher humilde que dará asas a vida para se tornar A Dama de Aço!

CENA 02.INTERIOR DO PIAUI. LAGOA. EXT. DIA

A Camera vem de cima para baixo, focando na paisagem, uma pequena floresta e um lago. Conforme a camera desce, podemos avistar uma jovem de seus vinte anos, agachada a beira do lago. O sol é forte. A camera foca no rosto dela e podemos perceber que ela tem uma aparencia de sofrida, apesar de ter pouca idade, mas sua beleza não é escondida. Ela está lavando roupa. A medida que o suor cai no seu rosto, ela limpa com as costas da mão. A jovem usa um vestido surrado, com estampa de flores.

Vemos um rapaz, com a mesma idade da protagonista, que vem do meio da mata. Vai até ela, coloca a mão em seu ombro e diz:

Laercio- (calmamente) Maria Clara! 

Maria olha em direção a ele, sorri:

Maria Clara- Oi Laercio! O que faz aqui?

Laercio- Eu fui até a sua casa, mas dona Zumira disse que tinha vindo lavar roupa! 

Ela que está agachada, levanta-se e limpa a mão molhada no vestido.

Maria Clara- Mamãe não devia ter dito! Por essas bandas é muito perigoso! E eu só vim lavar uma meia duzia de roupa!

Laercio- Fiz bem vir para cá! Eu fico ao seu lado! Te farei companhia! 

No mesmo minuto, Maria se agacha novamente e continua lavando a roupa. Laercio observa as flores que tem pela mata, vê algumas rosas vermelhas espalhadas em um pequeno canteiro. Laercio vai até as rosas e arranca uma, tira os espinhos, cheira e leva até a Maria:

Laercio- (oferecendo a rosa) Essa é para você! Uma rosa para uma rosa! 

Maria Clara- (sorrindo) Fico grata pela rosa! 

Ela também cheira a rosa e os dois sorriem simparicos.

CENA 03.INTERIOR DO PIAUI. FAZENDA. EXT. DIA

Agora vemos uma pequena fazenda, onde encontramos alguns animais como bois, galinhas e porcos.

CENA 04.INTERIOR DO PIAUI. FAZENDA.COZINHA. INT. DIA

Vemos o interior da fazenda, a cozinha com um enorme fogão à lenha, uma grande mesa de madeira com dois bancos compridos. Um homem velho, de cabelos grisalhos está de pé na porta:

Omar- (com raiva) A divida tem que ser paga, dona Zumira! E como nunca arrumar tanto cruzeiro assim, a sua filha precisa casar-se logo com o meu! Ela foi prometida para ele desde o ventre! 

Zumira- (olhando para ele com uma colher de pau na mão)Pelo amor de Deus! Tenha piedade de minha filha! 

Omar- (Indo embora) Já está decidido!Amanhã ela se casa com Jorge e vira uma Castro!

Omar vai embora se apoiando em uma bengala. Zumira coloca a mão no rosto e começa a chorar. Entra Maria Clara com uma bacia de roupa na cabeça:

Maria Clara- O que o fazendeiro Omar faz por aqui? 

Zumira- (limpando as lágrimas) O casamento será amanhã, minha filha! 

Maria Clara- (alterada) Eu me recuso a casar com aquela peste do Jorge! Eu não amo ele! Eu amo o Laercio! Mãe, pelo amor de Nossa Senhora Aparecida! 

Zumira- (abraçando a filha) Se eu pudesse pagaria essa divida sem te comprometer! Mas pense pelo lado bom! Você não passará mais fome, minha filhota! Será mulher do filho do fazendeiro mais rico do estado! 

Maria Clara- (sai correndo) Eu queria ser dona de minha vida! Só isso! 

CENA 05.INTERIOR DO PIAUI. FAZENDA. EXT. DIA

Sonoplastia: Maria - Michel Teló. Maria Clara está no quintal, chorando. A câmera gira em torno dela. 

Maria Clara- (gritando) Por que Deus? Por quê? Minha Nossa Senhora Aparecida, me ajude! Minha mãe querida, me guie e me livre do mal!

Laercio está de longe e joga uma pedrinha nela. Maria olha e vai até Laercio que está do outro lado da cerca.

Maria Clara- (em prantos)Eu vou me casar amanhã! Não posso mais me encontrar com você!

Laercio- (tristonho) Mas você quer? 

Maria Clara- Mas é claro que não! O amor da minha vida é você!

Laercio- (com um brilho no olhar) Fuja comigo, então? 

Maria Clara- E se descobrirem?

Laercio- E então estaremos muito longe daqui! Te busco hoje à meia noite! 

Laercio vai embrora e de longe manda um beijo e ela retribui. Assim que Larcio some pelo meio das matas, Maria Clara enxuga as lagrimas com agressividade:

Maria Clara- Nunca me casarei com Jorge! 

CENA 06. INTERIOR DO PIAUI. IMAGENS PARONAMICAS. DIA/NOITE 

Sonoplastia: Garotas não merecem chorar - Luan Santana.

Mostra varias imagens de fazendas e paisagens da região do Piaui. Mostra a cidade grande e volta para a fazenda. Já está de noite.

CENA 07.INTERIOR DO PIAUI. FAZENDA. QUARTO DE MARIA INT. NOITE

Maria Clara está em seu quarto, com uma pequena mochila arrumada ao seu lado. Ela está deitada na cama com a porta trancada. A janela está aberta. O céu que aparece da janela, mostra que a noite está estrelada.

Laercio aparece na janela. Maria o vê e sorri, pega sua mochila e pula a janela com a ajuda de Laercio.

CENA 08. INTERIOR DO PIAUI. FLORESTA. EXT. NOITE

Vemos um cavalo branco correndo pela mata, com Laercio conduzindo e Maria Clara atrás. A lua está em sua fase cheia. 

Maria Clara- Nós conseguimos, Laercio! Conseguimos! 

Chegaram em frente a um barracão velho, Laercio desce do cavalo e ajuda Maria a desccer:

Laercio- (entrando no barracão) Passaremos a noite aqui, e amanhã bem cedo iremos para o interior do Pará! Lá eles nunca nos acharão! 

CENA 09.INTERIOR DO PIAUI. FLORESTA. BARRACÃO. INT. NOITE

Sonoplastia: Maria - Michel Teló. Maria Clara joga a mochila em cima de um sofá velho:

Maria Clara- (pegando um lençol da bolsa)Ainda bem que eu trouxe roipa de cama, assim eu forro essa cama!

Ela forra uma velha cama de casal. Assim que ela termina, Laercio joga Maria na cama e começa a beija-la:

Laercio- (intensamente) Te amo Maria! Eu te amo! 

Ele tira a blusa dela de vagar, os dois vão ficando cada vez mais fogosos. Eles fazem amor...

CENA 10. INTERIOR DO PIAUI.FLORESTA.EXT. DIA

A floresta está repleta de passarinhos cantando. Vemos o cavalo de Laercio comendo capim. De repente uma movimentação. Jorge está no cavalo que aparece na cena, juntamente com Zumira:

Jorge- (com raiva) Esse é o cavalo do maldito! 

Zumira- (piedosa) Jorge, por favor! Deixa eles em paz! Ela não quer se casar com você!

Jorge- Cala a boca, velha! Você com certeza tem ligação com essa história de ela fugir com o Laercio!

A porta do barracão se abre e Maria Clara que está toda feliz fica cara a cara com Jorge e sua mãe:

Maria Clara- (surpresa) Jorge!? 

Zumira- Eu tentei impedir, minha filha! Mas ele me ameaçou! 

Jorge- (entre os dentes) Você não imagina o odio que eu estou de você, sua maldita! Vamos! Todos estão esperando a vagabunda! 

Laercio- (sai de dentro do barracão) Não é assim que se trata uma dama, seu chucro! Tenha mais respeito!

Jorge- Então quer dizer que o amante apareceu!? Está afim de apanhar, né? E eu te bato! Por todas as vezes que roubou Maria Clara de mim! Por todas as discuções que seu pai teve com meu! Maria Clara é minha mulher, desde que me entendo por gente, eu ouvia dizer que ela é minha! Você não vai me tirar ela! (puxa Maria pelo braço) Vamos, sua rapariga! 

Laercio- Solte ela! 

Maria Clara- (conformada, subindo no cavalo) Deixa, Laercio! Esse é meu destino! Preciso ajudar minha mãe! 

Laercio- (chorando e gritando) Não, não me deixe, Maria! Não me deixe! Não estrague sua vida!

Vemos Maria segurando em Jorge e Zumira junto, no cavalo. Eles se destanciam mais de Jorge. Vão em direção a cidade. Maria está chorando.

CLOSE NO ROSTO DE MARIA CLARA EFEITO FINAL. CONGELA EM MARIA CLARA CHORANDO...

FIM DO CAPÍTULO
Os créditos sobem ao som de:
Meu Rio - Maria Gadu

Nenhum comentário:

Postar um comentário